terça-feira, 8 de julho de 2008

Rotina na prevenção!!!!



Prevenção do Câncer de Mama



O Câncer de mama tem cura!!



O câncer de mama tem cura, previna-se. Fique de olho e mate no peito esta doença! E diagnosticando-se cedo, o tratamento é geralmente fácil, sem implicar na retirada total das mamas. Mas se isto for necessário, a reconstrução plástica das mamas fornece excelentes resultados.



As estratégias de atuação para a prevenção do câncer de mama podem ser classificadas em dois tipos: as que visam evitar a sua formação (prevenção primária), e as que têm por objetivo sua detecção precoce (prevenção secundária).



Prevenção primária



Em termos de prevenção primária, devem ser lembradas,em primeiro lugar, as medidas mais simples, dietéticas e comportamentais, que valem a pena ser estimuladas. Deve-se evitar obesidade, sedentarismo, alimentos gordurosos e ingestão alcoólica em excesso.



Casos especiais, de alto risco para câncer, pode merecer, uso de medicamentos preventivos como o tamoxifen, que antagoniza a ação do estrogênio, ou a retirada da glândula mamária, com inclusão de prótese de silicone. Estas medidas, não devem ser rotina, porque tem vantagens e desvantagens, mas são alternativas válidas para certos casos, e ser recomendadas apenas depois de detalhadas explicações obtidas com médicos especialistas.




Prevenção secundária ou detecção precoce




Estima-se que desde a primeira divisão celular anômala até um nódulo palpável de um centímetro, que corresponde a um bilhão de células tumorais, exista um intervalo aproximado de 10 anos. Nesse período, o melhor método com ação comprovadamente eficiente como "screening" é a mamografia de alta resolução. A orientação atual, que deve ser seguida em condições ideais de recursos para a assistência à saúde, é a mamografia anual a partir dos 40 anos de idade, tendo sido feito um exame basal prévio aos 35 anos.
Na fase pré-clínica de neoplasia, de tumores detectados pela mamografia, as taxas de cura são de quase 100%, e essa deve ser a motivação maior para estimular as mulheres a fazer uma mamografia de rotina.


O exame físico das mamas realizado por médicos ou paramédicos treinados é também eficiente, permitindo o diagnóstico precoce de tumores com um ou mais centímetros de diâmetro. O auto exame das mamas, realizado pela própria paciente mensalmente após a menstruação, identifica nódulos a partir de dois e três centímetros de diâmetro, e deve ser também ensinado e praticado, especialmente em nosso meio, em que a maior parte da população não tem acesso a mamografia.




Resumo da Rotina para diagnóstico precoce do câncer de mama


Mamografia:
basal aos 35 anos;
anual depois dos 40 anos.



Exame físico por médicos ou enfermeiros:
anual depois dos 30 anos.



Auto-exame de mamas:
mensal depois dos 30 anos.






fonte: Sociedade Brasileira de Mastologia
http://www.sbmastologia.com.br/prevencao_do_cancer.html




Obs: Vale lembrar que mulher com parentes em primeiro grau com CA de mama com início antes dos 45 anos devem iniciar o screening 10 antes dessa idade de inicio. Ex: Mãe com cancer aos 41, a filha deve iniciar com 31.






O site da sociedade Brasileira de Mastologia tem alguns artigos interessantes, com bom embasamento científico que podem ser úteis.


Divulgue essa idéia
... O MELHOR TRATAMENTO SEMPRE É A PREVENÇÃO!!!!


César Elias
Médico


Nenhum comentário: